Projeto: Ambra Zotti e Giulia Rovellini
Promotor: Agenzia Quartiere Roma Piacenza
Data do estudo: 2009

Estudo para um sistema de sinalização no interior do Bairro Roma, no centro de Piacenza, cidade do norte da Itália. O estudo baseia-se na definição dos elementos importantes para sinalizar e que se relacionam com o bairro e com os outros pontos importantes da cidade, como a estação, a universidade, o centro e o começo da antiga “Estrada Emilia”, que liga a cidade com Roma.
Os passeios do centro são todos construídos com o mesmo sistema e com os mesmos materiais. A Beola, grande pedra de granito local, foi utilizada como lancil para a realização de todos os passeios. A substituição pontual de um bloco de lancil com o painel sinalético proposto irá representar a nossa intervenção.
As vantagens desta utilização será a de não incrementar a poluição visual de tantas mensagens publicitárias, já presentes em sinais verticais. Este sinal poderá incorporar sistemas sonoros para pessoas com dificuldade auditiva e sinais em relevo para pessoas com problemas de visão. Os painéis poderão também incorporar tubos fluorescentes para serem vistos durante a noite.